sábado, 30 de janeiro de 2010
Confint Timor-Leste Part I
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
REUNIÃO COM OS FORMADORES
Num segundo encontro com os formadores, os mesmos tinham como planeado na reunião transacta, a apresentação dos temas e sub – temas. Foram discutidas diferentes formas de apresentação dos trabalhos e destacar a presença da Educadora Social, Vera Monteiro, no sentido de mostrar diferentes formas e ideias com que os formadores poderão pegar, servir de inspiração ou mesmo suporte para um trabalho mais apurado e eficiente. A segunda parte da reunião prendeu-se única e exclusivamente com a parte técnica e planeamento.
APOIO DOS MEDIA E PATROCINADORES
As rádios comunitárias de todos os distritos, a TVTL (televisão nacional), a STL e a TV Educação terão o papel de divulgar o projecto junto do público geral. Relativamente ao congresso nacional (26 e 27 Março 2010), chegou-se à conclusão que para o mesmo será necessária a criação de uma comissão organizadora, onde se incluem o grupo científico, o grupo de redacção e publicação, tesouraria e finanças, logística e divulgação. É também necessário o pedido de alguns patrocínios a entidades nacionais devido ao orçamento disponibilizado imitado pela CPLP.
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
DESENVOLVIMENTO DO PROJECTO
O INICIO
A 4 de Dezembro de 2009 deu-se o primeiro passo para a implementação do projecto Conferência Nacional do Meio Ambiente em Timor-Leste “Vamos Cuidar do Planeta”.
Com a presença do coordenador geral, Natalino Castro, Andreia Pires, do Gabinete do Secretariado de Estado da Cultura e Ministério da Educação, e da Drª Rosimeire de Freitas, coordenadora do programa de pós-graduação da Universidade Nacional de Timor Lorosa´e (CAPES), foram desde logo idealizados os futuros parceiros: Ministério da Educação, Ministério do Turismo, Comércio e Indústria, Secretaria de Estado do Ambiente – Ministério da Economia e Desenvolvimento e Secretaria de Estado da Arboricultura e Florestas – Ministério da Agricultura e Pescas e Embaixada do Brasil em Timor-Leste.
OBJECTIVOS
* Envolver os países membros da CPLP nos processos da Conferência Internacional Infanto - Juvenil pelo Meio Ambiente - CIIJMA, com a realização de conferências nas escolas e conferências nacionais.
* Contribuir para a ampliação da utilização da língua portuguesa no sistema de ensino, por meio da elaboração, produção e distribuição de materiais didáctico -pedagógicos.
QUEM SOMOS?
Natalino Castro, Assessor para Currículo do Ministério da Educação
COORDENADOR CIENTÍFICO:
Miguel Fino, Mestrado em Educação - A Formação de professores em Timor - Leste
COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO:
Edgar Saldanha Amaral, Freelancer
COORDENADOR DE FINANÇAS:
Catarina Ribeiro, Assessora do Ministério da Educação
COORDENADOR DE LOGÍSTICA E PREPARAÇÃO PARA CN:
Andreia Pires, Assessora para Cooperação e Intercâmbio da Secretaria e Estado da Cultura
COORDENADORA DE FORMADORES:
Rosimeire Freitas, Prof. da CAPES em Timor - Leste
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
O PROJECTO
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa criou um projeto para incentivar a participação de seus países-membros na Confint2010: a Conferência Internacional Infanto-Juvenil para o meio ambiente – Vamos Cuidar do Planeta. Este é o blog que acompanha todas as atividades que jovens, educadores e comunicadores estão realizando em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste como parte do projecto.
As etapas incluem a formação de professores para que organizem conferências em suas escolas, reunindo jovens de 12 a 15 anos para debater as conseqüências das mudanças climáticas para o meio ambiente local, regional e global. Cada escola enviará seus próprios representantes às conferências nacionais de cada país. É nessa Conferência Nacional que será formado o grupo de jovens que representará seu país na Conferência Internacional entre 5 e 10 de junho de 2010 em Brasília.
A Conferência Internacional Infanto-juvenil pretende envolver crianças, jovens e educadores do mundo inteiro num evento multicultural de debates sobre o tema Mudanças ambientais globais, com enfoque no combate às mudanças climáticas. Neste encontro, delegados e delegadas, com 12 a 15 anos, redigirão uma Carta de Responsabilidades na qual se proporão realizar ações urgentes de combate às causas e efeitos de questões que afetam o planeta e a humanidade; formando, assim, uma rede mundial infanto-juvenil de proteção: Vamos Cuidar do Planeta.