quinta-feira, 15 de abril de 2010

Conferência Nacional nos jornais

Diário, 29 de Março de 2010

Ministério da Educação e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente realizam Conferência Nacional Infanto-Juvenil “Vamos Cuidar do Planeta”

O Ministério da Educação (MdE) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) realizaram uma conferência nacional infanto-juvenil sobre as medidas a desenvolver e os cuidados a ter com o meio ambiente, de forma a que possamos continuar a ter oxigénio e evitar desastres naturais.

A conferência "Vamos Cuidar do Planeta" decorreu no Salão Nobre do Ministério dos Negócios Estrangeiros, na Praia dos Coqueiros, em Díli, nos dias 26 e 27 de Março, com a participação de delegações de estudantes de nove distritos: Baucau, Viqueque, Lautém, Same, Manatuto, Ermera, Liquiçá e Díli.

De acordo com o Secretário de Estado do Meio Ambiente, há muitos outros planetas, mas a maioria consiste em superfícies antigas onde ocorrem imensos desastres naturais. Esta conferência teve como objectivo introduzir os estudantes em como cuidar do meio ambiente e a conservá-lo de forma correcta para o futuro.

“O que é que se deve fazer para cuidar do planeta e alcançar uma situação de equilíbrio, de forma a haver sustentabilidade? Espera-se que, no futuro, os estudantes possam ter conhecimentos suficientes para dar atenção ao ambiente, protegê-lo e conservá-lo da melhor forma possível”, disse o Secretário de Estado do Meio Ambiente, destacando ainda o facto de que, para cuidar do ambiente, é necessária responsabilidade individual de todas as pessoas, evitando, por exemplo, a desflorestação e os incêndios.

“Tenho orgulho e esperança de que, no futuro, os estudantes possam ser capazes de compreender melhor esta situação. Estes representam mais de 50% da população de Timor-Leste, tendo o Ministério da Educação a possibilidade de mobilizar o conhecimento e divulgar esta forma de pensar, afim de melhorar a compreensão das pessoas”, explicou. Abílio Lima tem orgulho e muita esperança que os estudantes possam, a partir de agora, garantir uma responsabilidade acrescida para com o ambiente.

No mesmo local, o Vice-Ministro da Educação, Paulo Assis, declarou que a realização da Conferência permite expandir a consciência dos estudantes sobre como apreciar o meio ambiente. Paulo Assis informou que a realização desta conferência também recebeu apoio da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), pois, de acordo com a perspectiva da CPLP, passaram a ocorrer muitos desastres, consequência das mudanças climáticas. “Por isso, é bom educar as crianças nesse sentido desde muito cedo, para que possam apreciar o seu meio ambiente”, disse Paulo Assis, que prometeu ainda que, no mês de Junho, será realizada uma grande conferência promovida pela própria CPLP, que contará com a participação de 59 países.


*Tradução livre da ONG CARE

Sem comentários:

Enviar um comentário